domingo, 19 de março de 2017

4 PS MARKETING


Trata-se de Produto, Preço, Praça e Promoção, tambem conhecidos como marketing mix. Cada um destes 4Ps corresponde a definições fundamentais que você deve fazer para atingir um determinado publico alvo.
Produto
Como você deve saber, o produto corresponde à oferta. Pode ser tanto um produto propriamente dito como um serviço; ou seja, algo que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer uma necessidade ou desejo dos consumidores.
No caso dos 4 Ps, o produto diz respeito a todas as características que terá aquilo que sua empresa vai oferecer ao mercado. Tamanhos, cores e outras qualidades físicas, se for um produto, e funcionalidades e demais especificidades, no caso do serviço.
Preço
Trata-se, claro, do volume de dinheiro cobrado pelo produto ou serviço que você oferta ao mercado. Refere-se a quanto e como será cobrado do cliente; e neste quesito, o produto pode pertencer a várias categorias, que vão desde as mais baratas até as de luxo, ou premium. O preço pode ser cobrado uma só vez, ou por parcelas periódicas – geralmente mensais. Trata-se do único componente dos 4 Ps que gera receita e é um dos principais elementos na determinação da participação de mercado de uma empresa e de sua rentabilidade.
A estratégia de definição de preços é parte fundamental dos 4 Ps, e para sua gestão. Ao elaborá-la, é importante que você observe os seguintes pontos: ele deve ser suficientemente alto para proporcionar lucro, porém não pode ser tão alto de modo a desestimular a compra. Em suma, o ideal é que seja atrativo para clientes, sem pesar em suas receitas.
Praça
Assim são chamados os pontos de venda, ou PDVs, para o pessoal que é mais familiarizado. É onde o produto ou serviço será disponibilizado, e onde se realizam as trocas entre quem os produz (você) e os consumidores. O conjunto dos 4 Ps, envolve sobretudo a logística e a distribuição, que tornam o produto acessível aos consumidores. 
Daí dá para concluir que este P tem um papel importantíssimo no mix. Afinal, é a partir da distribuição que o consumidor terá acesso à oferta do produto. E nada pode ser mais perigoso para uma marca do que um consumidor que, interessa pela oferta dela, vai até o ponto de venda e não a encontra
Promoção
Este componente dos 4 Ps se refere ao conjunto de estatégias de divulgação utilizadas. É o composto de ferramentas que vai comunicar os diferenciais da sua oferta ao seu público de interesse. E tais ferramentas são a propaganda, as ações promocionais de vendas, as relações públicas, o marketing direto, o marketing digital etc.
Trata-se da concretização do planejamento de marketing, que se dará com campanhas publicitárias e esforços de comunicação por meio dos quais sua empresa vai buscar os resultados definidos neste plano.


https://endeavor.org.br/4-ps/
https://www.youtube.com/watch?v=fNqBiiNkjjo

Resultado de imagem para 4 ps do marketing

Nenhum comentário:

Postar um comentário